Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA)

O que é:

Procedimento em que são usadas diversas microagulhas esterilizadas, de aço cirúrgico, dispostas em um rolo, que será descartado após o procedimento. Esse rolo é aplicado na pele em várias direções, provocando pequenas perfurações. Com o processo de reparação natural da pele, ocorre a liberação de fatores de crescimento e estímulo a formação de colágeno e elastina. O microagulhamento também facilita a absorção de alguns medicamentos aplicados diretamente sobre a pele tratada, fazendo com que esses ativos atinjam camadas mais profundas da pele, aumentando a eficácia dos mesmos .Essa técnica é chamada de" drug delivery".

Indicação:

Indicado para tratamento de cicatrizes de acne, estrias, envelhecimento cutâneo (rugas e flacidez), manchas (melasmas) e alopecias (queda de cabelos /calvície). Melhora muito a textura da pele, tornando-a mais firme e iluminada. Esse procedimento pode ser realizado na face e regiões extrafaciais (pescoço, colo, abdômen, braços, entre outras). A aplicação pode ser sob anestesia tópica com creme ou por bloqueio regional. O número de sessões pode variar conforme cada indicação e a resposta de cada indivíduo, não havendo um número ideal de sessões. As sessões de microagulhamento podem ser repetidas a cada mês.

Contraindicações:

Esse procedimento não deve ser realizado em pacientes com pele muito sensível, com alterações na cicatrização da pele e em curso de infecção no local da aplicação.

Tempo médio de duração:

A produção de colágeno inicia-se em alguns dias e tem o pico em torno de 3 a 6 meses. Já o colágeno formado pode durar por tempo prolongado (2 anos em média), podendo ser permanente. No caso do tratamento do melasma e da alopecia, por se tratar de doenças crônicas, há necessidade de manutenção dos tratamentos periodicamente e cada caso deve ser avaliado individualmente.

Profissional que realiza esse procedimento:

Dermatologista.



Voltar

Agende sua avaliação


Via E-mail