Tratamentos: Dermatologia e Cosmiatria

ÁCIDO L-POLILÁTICO

O ácido poli-L- láctico é um bioestimulador, age na derme (camada mais profunda da pele) estimulando a síntese de colágeno e repondo o volume perdido. São recomendadas de 2 a 3 sessões com intervalos de 30 a 60 dias entre as aplicações. Esse produto pode ser injetado em áreas da face ou corporais ( pescoço, colo, abdômen, braços, dorso das mãos , região glútea , coxas , entre outas) , na profundamente no tecido subcutâneo e/ou próximo ao osso ( justa ósseo) através de uma agulha ou cânula. É um procedimento realizado em consultório, sob anestesia local, por meio de cremes anestésicos tópicos. A duração dos resultados é variável, iniciando em 3 semanas e durando, em média, 2 anos.

A aplicação do ácido –L- láctico poderá causar vermelhidão, inchaço ou hematomas logo após a aplicação e com resolução espontânea dentro de 5 a 7 dias. O ácido polilático é contraindicado para pacientes com conhecida hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, na presença de qualquer infecção na área de aplicação, pacientes portadores de doenças autoimunes ou imunossuprimidos, gestantes e mulheres em fase de amamentação.

Fotodepilação

A luz emitida é absorvida pelo pigmento localizado na raiz do pêlo, impedindo-o de voltar a crescer. O procedimento não é indicado para pêlos brancos. O número de sessões varia de acordo com a área tratada, o tipo de pele e do pêlo.

Laser de Co2

Indicado para rejuvenescimento importante da pele, no tratamento de rugas, cicatrizes e estrias. Vem acoplado a um sistema de resfriamento de ar o que proporciona maior conforto ao paciente. Tratamento seguro para fototipos altos ( peles morenas).

Laser Fracionado Não Ablativo

Indicado para tratamento de cicatrizes de acne e cirúrgicas, estrias, poros dilatados, olheiras, rejuvenescimento, melasma, entre outras indicações. O laser fica disponível para tratamentos durante toda a semana e você pode agendar o tratamento em dia e horário que seja mais conveniente, e é sempre operado por médicas dermatologistas para maior segurança e eficácia.

LED

Utilizado para tratamentos fototerápicos, promove fotobiomodulação ( que estimula a microcirculação da pele) Indicado para fotorejuvenescimento (linhas finas, poros dilatados e melhora da textura da pele) , tratamento de acne ativa, tratamentos capilares (queda de cabelos) , cicatrização pós cirúrgica, absorção de edemas e alívio de dores.

LUZ INTENSA PULSADA

Indicada para tratamento de lesões pigmentadas ( manchas), fotorejuvenescimento e vasos faciais. É um tratamento não invasivo para combate ao envelhecimento cutâneo, agindo seletivamente sobre os pigmentos marrons ou das células vermelhas para reduzir as imperfeições de tonalidade relacionadas à idade e ao fotoenvelhecimento. O resultado é uma pele rejuvenescida com o mínimo de desconforto ao paciente. Este tratamento é indicado para regiões como face, pescoço, colo, braços, antebraços e dorso das mãos, quando apresentam vermelhidão, manchas marrons ou vasos finos aparentes.

MESOTERAPIA CAPILAR

Consiste na aplicação de substâncias como a finasterida, minoxidil, biotina, pantenol, fatores de crescimento, entre outros, diretamente no couro cabeludo para diminuir a queda capilar ( alopécia) e estimular o crescimento e espessura dos fios. O conteúdo é injetado por meio de microinfiltrações feitas com agulhas.

Geralmente são indicadas 10 sessões, 1 vez na semana. Posteriormente as sessões podem ser mantidas a cada 15 ou 30 dias, dependendo da resposta ao tratamento e do tipo e grau de alopecia que está sendo tratada. Leve desconforto e ardência podem ser sentidas durante a aplicação.

Mesoterapia estrias

Consiste na aplicação de substâncias na pele com auxílio de uma agulha fina, no trajeto das estrias. Normalmente ela é aplicada para tratamento de estrias brancas .  Ativos como o ácido hialurônico , vitamina C e  silício orgânico são utilizados  para estímulo de colágeno e elastina  e melhora das estrias e flacidez local.São indicadas, em média,  10 sessões e os resultados variam de acordo com cada caso.

Mesoterapia gordura localizada

A mesoterapia consiste na aplicação de ativos abaixo da pele, diretamente no tecido celular subcutâneo ( tecido gorduroso), promovendo uma “quebra” da gordura, que é mais facilmente reabsorvida pelo fígado, metabolizada e eliminada pelo organismo, pelas fezes, urina ou até mesmo usada como energia. Podem ser aplicados diversos compostos como a  cafeína, benzopirona, L- carnitina e  o ácido deoxicólico,  que são  mesclados  conforme a necessidade  do paciente . São indicadas, em média, de 5 a 10 sessões e os resultados variam de acordo com cada caso.

MICROAGULHAMENTO

Tratamento em que são usadas diversas agulhas esterilizadas e de aço cirúrgico, dispostas em um rolo. Esse rolo é aplicado na pele, provocando pequenas perfurações, que aumentam a vasodilatação e estimulam a formação de colágeno e aumentam a absorção de alguns medicamentos aplicados diretamente sobre a pele tratada logo após o término do procedimento, o chamado drug delivery. Indicado para tratamento de cicatrizes de acne, estrias, envelhecimento cutâneo (rugas e flacidez), manchas (melasmas) e alopecias (queda de cabelos). As sessões podem ser realizadas com intervalos de 30 a 45 dias

Durante a realização do microagulhamento paciente pode sentir dor, cessando completamente logo após o término do procedimento. No pós imediato é comum a pele ficar avermelhada, com leve edema (inchaço). Alteração da coloração temporária da pele, leve descamação e raramente formação de microcrostas podem ocorrer, com melhora em torno de 5 a 7 dias.

A pele deve ser preparada previamente por orientação do médico dermatologista, com uso de ácidos e clareadores conforme avaliação. Evitar exposição solar pelo menos um mês antes e após a sessão. Em pacientes com histórico de infecção por herpes recorrente é necessário o uso de antivirais profiláticos.

PEELING DE CRISTAL

Uma técnica de esfoliação mecânica realizada com um aparelho que é composto por um sistema de vácuo, que promove sucção na epiderme através de uma ponteira que libera micro cristais de óxido de alumínio. O peeling elimina as camadas superiores do tecido, de modo a estimular a regeneração celular, prevenindo os primeiros sinais de envelhecimento, indicado para redução de comedões, afinar a camada córnea, melhorando assim o aspecto da pele.

É realizado normalmente a cada quinze dias ou conforme orientação profissional. Inicia-se com assepsia da pele do paciente, e logo após a esfoliação com o peeling de cristal pode ser realizado um drug delivery de vitaminas, ácidos ou cosméticos hidratantes, variando de acordo com a necessidade do paciente. A sessão dura em média trinta minutos, dependendo da área que será tratada, podendo ser realizado no colo, face, dorso, entre outras.

É necessário suspender uso de ácidos no mínimo cinco dias antes do procedimento, e em casos de peles muito sensíveis ( alergias, rosácea, entre outras), é aconselhável uma consulta com dermatologista antes da aplicação.

PEELING QUÍMICO

consiste na aplicação de substâncias químicas (ácidos) que provoca a descamação e renovação da pele .Podem ser superficiais, médios ou profundos. Indicados para tratamento de manchas, olheiras, cicatrizes de acne, acne em atividade, melhora da textura da pele, poros dilatados e fotoenvelhecimento.

PREENCHIMENTOS

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e que está presente principalmente na pele. Com o envelhecimento esta substância se degrada e o corpo diminui sua capacidade de reposição com o surgimento de perda de volume e contorno e aparecimento de rugas estáticas e sulcos.

Os preenchedores a base de ácido hialurônico são géis de origem não animal que tem como objetivo preencher sulcos e rugas estáticas ( aquelas rugas mais profundas e visíveis mesmo com o rosto em repouso), conferir volume em regiões alteradas pelo processo de envelhecimento ( bochechas, nas olheiras,têmporas,entre outras) , hidratar a pele e estimular a produção de colágeno nos locais da aplicação.

Esse gel é injetado na pele e/ou tecido subcutâneo através de uma agulha ou cânula. Os efeitos do tratamento com o ácido hialurônico são imediatos, porém sua duração total dependerá da área tratada, da apresentação utilizada do produto e do metabolismo de cada paciente (em médica de 9 a 18 meses). É um procedimento realizado em consultório, sob anestesia local, por meio de cremes anestésicos tópicos ou com anestesia infiltrativa local.

O paciente poderá sentir um leve ardor durante a injeção. Alguns efeitos adversos podem ocorrer após a aplicação, como edema ( inchaço) e hematomas. Estes são geralmente transitórios e totalmente reversíveis.

O ácido hialurônico é contraindicado para pacientes com conhecida hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, na presença de qualquer infecção na área de aplicação, gestantes e mulheres em fase de amamentação.

TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica promove um bloqueio dos nervos que estimulam a contração muscular levando ao relaxamento ou paralisação temporária dos músculos onde é aplicada. Ela é utilizada para prevenir e atenuar as rugas de expressão em toda face, diminuir o sorriso gengival, redefinir o contorno facial e para o tratamento da hiperhidrose (sudorese excessiva) axilar e palmo-plantar.

É um procedimento realizado em consultório, pelo médico dermatologista, sob anestesia local, por meio de cremes anestésicos tópicos e/ou gelo local. Utiliza-se uma agulha fina para aplicação em pontos marcados previamente, conforme a necessidade de cada paciente. As doses utilizadas são variáveis conforme a necessidade do músculo tratado. A duração dos resultados é variável, dependendo do metabolismo e hábitos de cada paciente. Os efeitos iniciais são observados em aproximadamente 24 a 48 h e a duração total é em média de 3 a 6 meses, quando o paciente deve ser submetido a uma nova aplicação para manutenção dos resultados. Em caso de tratamento de hiperhidrose o efeito pode durar até 12 meses, dependendo da resposta individual, dose aplicada e extensão da área.

Dor no local da aplicação, sensibilidade anormal à compressão, edema (inchaço), eritema (vermelhidão) e hematoma são possíveis de acontecer. É contraindicado em pessoas com antecedentes de hipersensibilidade a qualquer dos ingredientes contidos na formulação, na presença de infecção e/ou inflamação no local da aplicação, grávidas ou em fase de amamentação.

ULTRASSOM MICROFOCADO

É um aparelho de ultrassom micro focado que age na profundidade da pele até o músculo. Estimula a formação de colágeno, trata a flacidez e melhora a elasticidade da pele. Pode ser aplicado na face, pescoço ou colo. Não afeta a epiderme, podendo ser realizado em qualquer tipo de pele e durante o ano todo. O tratamento é realizado em única sessão de 45 a 60min de duração (dependendo da região a ser tratada) e deve ser repetido 1 vez ao ano.